sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Explorando os espaços externos


A turma do nível 2 está brincando e se desenvolvendo nos espaços externos reestruturados da nossa escola. São muitas aventuras e brincadeiras, repletas de alegrias e descobertas.
































terça-feira, 25 de setembro de 2018

PRÉ 1: Passeio ao CEMEA Nestor Weiler

Este momento proporcionou a turma do Pré 1, conhecimentos sobre os animais que nascem de ovos (animais ovíparos). O local com laboratório fez com que nossos pequenos pesquisadores pudessem enriquecer suas aprendizagens sobre os animais. Ao olharem bem de perto, tocarem, vivenciarem e registrarem de diferentes formas.










quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Pré 2: Explorando os Elementos da Natureza


Sabendo da importância em proporcionar vivencias significativas para os alunos planejamos diversos momentos em que a exploração dos elementos da natureza resultasse em lindas experiências para os alunos. Como afirma Ana Lucia Machado, é através do contato com as formas e movimentos vivos dos elementos naturais, aqueles que possuem texturas, cores, sons, aromas próprios e diferenciados, fortalecemos e nutrimos todo o organismo em formação da criança.
 A expressão da ideia criadora está intrínseca em cada elemento e é assimilada naturalmente pela criança ao brincar com tais elementos como a areia, a água, ao sentar na grama, pegar uma folha, uma flor. Cada pedra, cada concha, tem em si uma força criadora sendo expressa. Este é o mundo verdadeiro que devemos apresentar às crianças.
 Durante nossas atividades pudemos comprovar que as brincadeiras com água viram festa rapidamente, que resultam sempre em relaxamento. Todos envolveram-se tanto na pescaria de letras que passamos boa parte da manhã explorando a água nas bacias.
 Ao realizar o cuidado com a horta percebemos que este contato com a  terra possibilita a compreensão do enraizamento, da interioridade das coisas. Mesmo nos momentos em que estamos explorando o espaço externo da escola a necessidade de ter contato com a terra é perceptível, é a representação da vida social, através das brincadeiras de fazer comidinhas com folhas, sementes, etc.
 O elemento ar coloca o corpo e a alma infantil em movimento. Qual criança que nunca sentiu o desejo de voar? Por isso as capas, as asas de borboletas são sucesso entre a criançada. Assim como empinar pipa, correr segurando um cata-vento, um baragandã. Cada aluno pode explorar o material a sua maneira, todavia o encantamento de fazer as tiras de papel voarem e eles mostrando para os colegas como fazer ir mais alto, foram momentos bastante divertidos.
 As brincadeiras com o fogo, que desafiam, mas também provocam fascínio e temor como a fogueira de marshmallow não foi diferente, os alunos estavam ansiosos por participar deste momento e mesmo com a mediação dos professores, ao aproximar-se do fogo muitos tinham medo, outros testaram o quão próximo conseguiam chegar. Comer o marshmallow em si não foi tão empolgante quanto ficar próximo a uma fogueira.