O que tem dentro da minha fralda?
A turma do Nível 2 iniciou seu processo de desfralde. Após reunião com as famílias, iniciamos o processo com duas crianças.
Foi colocado alguns penicos na sala, para visualização e manuseio, o qual foi bem disputado, pois a maioria demonstrou interesse em interagir com esse objeto até então desconhecido para muitos. Em seguida foi feita a contação da história “O que tem dentro da minha fralda” de Guido Van Genechten, que chamou bastante a atenção das crianças, principalmente durante os momentos onde os personagens composto por animais mostravam o que tinha dentro da fralda. O livro finaliza com a informação de que um dos bichinhos não tem nada na fralda, pois já utiliza o penico.
No trocador temos um vaso adaptado para crianças, o que facilita, pois proporciona maior segurança e gera também curiosidade nos nossos pequenos. Mais uma vez usamos o lúdico, incentivando as crianças a “dar “tchau” para o xixi e o cocô, e foi colocado ao lado do vaso as imagens dos bichinhos que são personagens da história que foi contada.
O desfralde é um grande passo no desenvolvimento das crianças, e trata-se de um processo, que pode ser mais rápido para uns, e demorar um pouco mais para outros. Portanto, é preciso respeitar as individualidades de cada um, incentivando e acolhendo nossos pequenos, com o objetivo de que se sintam seguros para mais esse momento tão importante.