Todo
aprendizado precisa primeiro passar pelo corpo, assim explorando materiais não
estruturados, como bolinhas, cones, tecidos e colchões aprendemos a nos
relacionar uns com os outros, com o material e através destas atividades
simbolizamos nossas emoções.
O projeto de
psicomotricidade da auxiliar de ensino Keteriny tem proporcionado muita
aprendizagem através do lúdico.
“Dentre vários estudos, a psicomotricidade é conceituada como uma ação
de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação
física com a intenção de estimular o relacionamento da criança com seu corpo.
Há quem defina a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por
meio de seu movimento e a interação social. Em meio a tantos conceitos, um
ponto converge para o consenso: a importância da psicomotricidade para que a
criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode
ser determinante na educação infantil. A criança, quando está no processo de
aprendizagem, precisa interagir com outros coleguinhas. Para isso, ela
necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas
pelos gestos também.” (NEUROSABER)
SENSACIONAL ESTAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS. QUANTAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGENS... ADOREI!
ResponderExcluirBEIJINHOS, COORD. FABI