Tendo em vista a curiosidade das crianças ao observarem
atentamente os diferentes caminhões que percorrem ao redor da escola, em
especial os caminhões que abastecem o mercado ao lado, reproduzindo os sons nas
suas brincadeiras e ainda demonstrando, através de indagações, o interesse
neste assunto, elaboramos o projeto com esta temática, oportunizando um maior
conhecimento sobre as características e funcionalidades dos caminhões, de uma
maneira lúdica, prática e pesquisadora, embarcando em um caminho de muitas
descobertas, significados e aprendizagens.
“Crianças
são permanentemente ativas, explorando incessantemente o seu entorno e
extremamente curiosas sobre todas as coisas. Aprendem pela sua incessante
exploração do mundo exterior, pela interação com os adultos e as outras
crianças, mas gradativamente, ou seja, na dependência de suas possibilidades a
cada etapa”. (HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: Um olhar
sensível e reflexivo sobre a criança Ed. Mediação, Porto Alegre, 2012, p. 40).
Uma de nossas atividades foi uma pesquisa de campo, um
passeio pelo bairro para observarmos e fotografarmos os variados tipos de
caminhões. Foi uma experiência muito importante para a turma! Observamos o
caminhão do lixo em atividade, muitos outros que passaram por nós e fomos ao
mercado localizado ao lado da escola, observando também os alimentos que os
caminhões trazem para abastecê-lo. Veja alguns registros da turma...
Tenho certeza que o Rafael curtiu muito este momento,pois veio para casa contando sobre essa vivência e até hoje relembra e comenta. Parabéns pela proposta rica em aprendizagens e curiosidades!
ResponderExcluir